terça-feira, janeiro 26, 2010

Alfaiataria: moda que veio para ficar


A alfaiataria é conhecida pela perfeição da modelagem, do corte, do acabamento e pelo caimento impecável. A arte desta confecção se disseminou lentamente pela Europa entre os séculos XII e XIV e durante os séculos seguintes os alfaiates praticamente dominavam a moda. Atualmente a técnica ganhou destaque no mundo fashion e vem fazendo parte das grandes tendências a cada estação. O que muda a cada temporada, no entanto, é a maneira como ela é utilizada e combinada. Um look composto com pelo menos uma peça em alfaiataria é garantia de elegância e atemporalidade em qualquer estação.
Para os dias mais quentes deste alto verão, o toque da alfaiataria pode estar presente num shortinho ou numa saia lápis. Para os dias mais frios, a tendência já sinaliza para um retorno à inspiração masculina, com classe e sensualidade em um jogo de indefinição de papéis, onde gravatas, suspensórios e tecido risca de giz vestem até mesmo a mais feminina das mulheres.
Nos desfiles de inverno 2010 do Fashion Rio e SPFW a alfaiataria esteve presente na maioria das grifes. E, como o inverno não seria o mesmo sem os xadrezes, os desfiles trouxeram a padronagem com mais cara de alfaiataria refinada. A padronagem risca de giz esteve presente na coleção de Yves Saint Laurent onde se observou alguns ternos mais longos, com um aspecto masculino mais evidente.
De posse dessa informação, uma boa dica é aproveitar a temporada de liquidações da Nhá Benta para garimpar peças do gênero alfaiataria e sair na frente quando o clima começar a esfriar.
Por Sandra Paiva – Publicitária e produtora de Moda

Nenhum comentário: